Apesar de o Brasil ser um país tão recente comparado a outras nações que existem a muito tempo, é um país com uma cultura muito rica e miscigenada. As danças folclóricas do Brasil tem uma origem relativamente recente e são o resultado de tradições culturais distintas, principalmente de influências europeia, africanas e indígenas. Pela herança africana, transmitida pelos escravos que chegaram na época colonial, é, sem dúvida, o aporte que dá o toque de singularidade as danças típicas do país.

Por issso, a riqueza rítmica, as cores chamativas e a expressão da fantasia são o caráter distintivo da dança brasileira. A igreja católica também desempenhou um papel importante no processo de formação do folclore brasileiro, introduzindo danças nos cortejos .

Bumba Meu Boi, peça principal da cultura brasileira

O Bumba-meu-boi, uma expressão cultural brasileira e que envolve praticamente todos os elementos artísticos como música, teatro, poesia, artes plásticas e a dança. Elas servem de base para a cena do Bumba-meu-boi, peça de teatro popular brasileiro que, desde o século XVIII. Até os dias atuais, foi demonstrado e segue sendo demonstrado através de inúmeras alegorias, aspectos importantes do processo civilizatório brasileiro.

O Bumba-meu-boi é a festa popular universal do Brasil e pertence ao ciclo, amplamente difundido por todo mundo, dos rituais de nascimento, morte e ressurreição. Que o boi seja no Brasil, o tema central por excelência deste ritual, se explica pela formação econômica do país, cujo o interior constituiu uma civilização do couro.

Como surgiu essa tradição cenográfica?

Geralmente se aceita a hipótese de que a festa do boi em sua forma mais simples, as tourinhas ou corrida de touro, que foi criado pelos portugueses. Outra teoria é a de que essa celebração veio direto da África. Basta lembrar do culto ao Boi Apis e outros do mesmo gênero. Frequentes entre os povos criadores de gado, muitos dos quais contribuíram para a formação do povo brasileiro.

Como quer que seja, sua difusão no país se deu pelos afro-brasileiros e aos mestiços, trabalhadores agrícolas e pecuários. Ao igual que a expansão territorial, esta difusão, em uma primeira etapa, concluiu em 1750 e continuou nos séculos XIX e XX. Como resultado das migrações internas determinadas pelo caráter cíclico da economia.

Quando acontece essa celebração?

O término Bumba procede do quicongo mbumba, bater, tocar o tambor. Podemos encontrar, por exemplo, em Lagos na Nigéria. Isso porque foi levado pelos africanos que regressaram da Bahia durante a segunda metade do século XIX, como também levaram a devoção e festas do Senhor do Bonfim.

Naturalmente existem festas do Boi em Angola, Senegal, Benin, mas as pessoas que a viram nunca descrevem algo semelhante ao Bumba-meu-boi brasileiro. Uma peça dramática, seguida de uma dança de rua no qual o próprio boi, real ou simulado, dança. Por outra parte, ainda que lembre um pouco o antigo Boeuf Gras, os bois de palha de Bohemia, Baviera, Hungria e Zurique, o boi brasileiro canta, dança e integra uma obra de teatro popular ao mesmo tempo onírica e de crítica social.

Alguns significados do bumba meu boi

Para pensar em alguns significados dessa peça, indicaremos os momentos culminantes da trama: o desejo da negra, a repartição dos seus despojos, a fuga e a captura pelos índios amigos, a captura e colaboração do escravo e a ressurreição depois de uma pajelação.

Portanto, é possível perceber que o a demonstração do encontro do significado do Bumba-meu-boi ilumina aspectos importantes do processo civilizador brasileiro, em grande medida por parte originária do povo africano. As notícias mais antigas do Bumba-meu-boi chegam desde o início do século XVIII. Durante todo o século XIX o boi foi reprimido.