caminhada

Decerto, para muitas pessoas estar de baixo da coberta vendo Netflix representa aquele tipo de plano esperado para um final de semana. Contudo, para outros, a ideia de estar o dia todo diante de uma televisão resulta ser um plano entediante. Assim sendo, que a verdade seja dita, sair e aproveitar a natureza que dispomos ao nosso redor possui benefícios que talvez não poderei descrever em toda as linhas desse artigo.

Embora de vez em quando passar o dia em casa descansando o corpo de uma semana muito intensa pode parecer um plano perfeito. Em outras palavras quando você não quer submeter seu corpo a algumas práticas de atividade física. Porém, estar submerso na natureza, seja próximo do mar ou quem sabe em uma montanha na nascente de um rio. Terá efeitos positivos que você nunca poderia imaginar.

Benefícios de uma caminhada ao ar livre

Como mencionado anteriormente, os benefícios de praticar uma atividade física como a caminhada, podem ser intermináveis. Isso porque além dos benefícios físicos, praticar atividade física melhora muitos aspectos da nossa saúde mental.

montanhismo

Em outras palavras, a caminhada melhorará a sua autoestima desde o início. De acordo com um estudo publicado em 2010 no “The Journal of Environmental Science and Technology”, uma caminhada de 5 minutos já é suficiente par melhorar nossa autoestima. Além do mais, praticar o trekking ou caminhada no meio de uma floresta ou em uma montanha, nos faz sentir mais conectados com o mundo.

Uma boa caminhada reinicia a nossa mente

Quando estamos no meio da trilha, admirando a paisagem ou simplesmente desfrutando da tranquilidade que a natureza pode trazer, não existe espaço para outros tipos de pensamento. Nesse sentido em um estudo publicado pela revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, uma trilha de 90 minutos na natureza possui os mesmos benefícios de uma caminhada na cidade.

Embora, realizar essa atividade em áreas naturais têm um efeito ainda mais profundo, o simples fato de praticar a caminhada, tem um efeito positivo no nosso cérebro. Ou seja, as pessoas que praticam essa atividade na natureza apresentam menores níveis de melancolia ou pensamentos obsessivos.

Mais criativo e concentrado

Outro fantástico benefício da caminhada como atividade física consiste no desenvolvimento da criatividade. Assim sendo, segundo a pesquisa realizada pelos psicólogos, Ruth Atchley e David Strayer os participantes que praticam a caminhada regularmente pontuaram valores até 50% maiores no test RAT. Ou seja, são mais criativas de acordo com esse teste que mede o potencial criativo nas pessoas.

Ademais da criatividade, os benefícios da caminhada também podem servir para adultos que desenvolvem TDAH também na fase adulta. Por essa razão um estudo realizado em 2004 chegou a conclusão de que caminhar no exterior e ter uma vida fisicamente ativa. Desse modo, reduziram drasticamente os sintomas dessa condição.

Como começar a praticar a caminhada?

Agora que expomos alguns dos benefícios da caminhada, chegou a hora de colocar a mão na massa. Desse modo, uma das primeiras coisas que deveríamos levar em consideração consiste em encontrar o tênis para caminhada mais adequado. Como também a roupa, a mochila e outros utensílios essenciais para uma emergência.

trekking

Em suma, começar a praticar a caminhada como uma das atividades físicas da sua rotina não necessitará de muita preparação. De fato consiste em uma atividade recomendada para todas as idades. Ainda assim, o ideal para o principiante é começar devagar, sempre atendendo e reconhecendo os limites do seu próprio corpo. Desse modo, prática e a constância serão a base fundamental de um estilo de vida saudável que se constrói tijolo por tijolo.