samba

O samba é conhecido internacionalmente como um produto autêntico brasileiro. É ele quem anima os churrascos de domingo e que comanda o carnaval. Através desse estilo musical muitos músicos brasileiros foram consagrados pelas suas contribuições para construção da identidade cultural de um povo que nasceu lutando.

Mas você sabe qual a origem do samba? Por que ele se chama assim? Quais foram as suas principais influências no cenário nacional e internacional? De fato a famosa e ilustre Bossa Nova é uma das filhas do samba e que nunca deixou de bendizer as suas origens. Portanto, nesse artigo vamos falar sobre esse famosos estilo musical e tudo que é preciso saber desse estilo musical do povo e para o povo brasileiro.

Como surgiu o samba?

A história brasileira só pode ser chamada de brasileira quando se entende que ela é um fruto da miscigenação de várias culturas, principalmente da africana. Nesse contexto, muitos costumes, comidas típicas e até mesmo a capoeira tiveram origem de tradições originalmente africanas. Sendo assim, com o samba não seria diferente. Como um grito sincopado e cheio de estigma social, ele foi uma mistura de sons que uniram os instrumentos de corda como o cavaquinho e o violão, com os de percussão como o surdo, o chocalho, o tamborim e o pandeiro.

Desse modo, o nome samba que esteve presente na língua portuguesa desde o século XIX, era utilizado para designar qualquer tipo de dança popular. Mas foi com o passar do tempo que o seu significado foi estendido e que representava também a dança de roda semelhante ao batuque.

E o carnaval?

A popularização do samba no Brasil e no mundo ocorreram por diversos fatores. Mas no Brasil o ele ganhou uma notória popularidade através da rádio. Foi em 1930 com a ascensão do Samba do Estácio como gênero musical popular que deu uma alavancada do novo tipo de maxixe.

carnaval

Nesse contexto, o governo de Getúlio Vargas foi essencial para divulgação do novo estilo musical. Apesar da rádio difusão já existir no país desde 1922, o então presidente viu nesse meio de informação popular uma maneira de dar início as suas estratégias políticas. Desse modo, essa nova vertente da música popular naquele período jáera parte da cultura do povo. Assim, as rádios começaram a abrir espaço para os gêneros relacionados ao carnaval, etc.

Samba-enredo

No mesmo período que o samba já fazia parte do cenário musical popular brasileiro os primeiros desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro começaram a acontecer. Assim, 1930 foi uma data bastante importante para o estilo musical cartão-postal do Brasil.

escola de samba

Porém, antes mesmo de chegar a ser o que é hoje o Samba-enredo era bem diferente porque os músicos improvisavam dois sambas diferentes. Ou seja, uma para a ida e outra para a volta do desfile das escolas de samba na avenida. Só então com o passar dos anos que o Samba-enredo ganhou uma batida e um tempo mais acelerado para ajudar as escolas a desfilarem no tempo estipulado.