swing

Um ritmo musical também conhecido como Swing Jazz, é um estilo de Jazz com origem no final dos anos 20, em Nova Iorque (New York), nos Estados Unidos, em 1930 já havia se convertido em um dos mais populares gêneros musicais do país.

O Swing não diz respeito somente ao gênero musical, mas também as diferentes maneiras de se dançar. O Swing dancing é uma expressão utilizada para fazer referência aos muitos estilos de danças relacionadas pelo swing music.

Um estilo que usa os instrumento conhecidos no Jazz, com um ritmo de dança médio ou rápido. O advento desse estilo musical também consolidou a utilização dos instrumentos musicais altos, que notadamente influencia na sonoridade de todo o conjunto. Um estilo musical repleto de passos com improvização, que faz com que cada movimento seja único e supreendente.

swing-2

A história por trás do Swing

As primeria décadas do século XX foi um marco muito importante para os norte-americanos, já que foi quando começaram a ter sua própria identidade cultural. A grande criatividade e diversidade na cultura desse país se dá, principalmente, pelas influências dos seus imigrantes. A criação do Jazz, pelos negros, dá origem a muitos outros estilos musicais e formas diferentes de se fazer música e de se dançar.

Nos anos 30 surgem as “Big Band”, eram grandes orquestras que desenvolviam esse ritmo dando um toque mais alegre e mais animado para dançar. O sucesso dessas orquestras no anos 30 foi tremendo. O Swing era uma dança de seis a oito tempos, os dançarinos mais ágeis faziam acrobacias e movimetnos espetaculares, levando o público ao delírio. Os anos 30 e 40 foram os anos dourados desse estilo musical, já nos anos 50 surge o Rock and Roll.

Lindy Hop: a primeira dança desse gênero muscial

O Lindy Hop é um tipo de dança que surgiu durante o período do Swing. Sua história começa em 1.928 quando o dançarino George Snowdene Mattie Purnell, ganham uma competição de dança executando o passo breakaway, basicamente era quando o casal se afastava um momento para executar passos sozinhos e logo depois voltavam a dançar juntos. Isso na época foi revolucionário nas danças em duplas. Quando questionado sobre que dança era aquela sua resposta foi “o Lindy”, fazendo referência a Charles Lindbergh, um pioneiro na aviação que ficou famoso por realizar o primeiro vôo transatlântico sem escalas, era a manchete de todos os jornais na época. Uma dança com contagem básica de oito tempos, com bastante energia, alegria e espaço para improvisar.

swing-3

Dança Balboa: a evolução do Lindy hop

Balboa é uma dança que se desenvolveu como uma evolução do Lindy hop. Surgiu na península de Balboa, localizada no sul da Califórnia, nas salas de dança juntavam-se mais de duas mil pessoas, como o espaço era reduzido, devido ao grande volume de gente, iam adptando os passos, criando uma nova forma de se dançar, segue o ritmo de oito tempos, mas adptado para espaços menores. Hoje em dia também se dança de um maneira mais rápida do que no swing, uma vez que sendo o espaço menor e os passos mais curtos é possível dançar mais rápido.

Com diversas competições de dança por todo os país, a regra é a de que os passos tem que ter, pelo menos, mais de 260 bits por minuto, ou seja, tem que dançar muito rápido. Em algumas competições também é delimitada uma área de 1 metro quadrado, onde os dançarinos não podem sair dela. Um verdadeira prova de habilidades e destreza.

Passos de dança do Swing

Desde coreografias simples até acrobáticas e as mais espetaculares, que nem todos os dançarinos conseguem imitar. Existem vária maneiras de dançar esse ritmo, dependendo de cada variação desse gênero.

O Swing puro e tradicional pode ser dançado em quatro tempos, sendo um pouco mais lento do que alguns de seus variantes. Com uma postura relaxada, a mão direita nas costas da sua parceira e a esquerda com as mãos em contato e o braço um pouco estendido, cada um de frente para o outro, como se fosse a posição da valsa. Os pés juntos e paralelos, é uma dança que necessita espaço já que percorre uma parte do salão, com movimentos básicos e simples, em forma de ziguezague e com giros circulares pela pista de dança. Movimentos elegantes com a rítmica: “um, dois, três, pausa” e assim sucessivamente.