samba

Um ritmo que se converteu no símbolo musical que representa o Brasil e que é celebrado de formas diferenciadas em cada região do nosso país, como por exemplo, o samba da Bahia, o samba carioca ou o samba de São Paulo, todos diferentes mas com a mesma raíz. O dia 2 de Dezembro é o dia oficial do Samba, uma celebração nacional.

Um ritmo que, com o passar do tempo, foi evoluindo, recebendo novos sotaques, novas formas de ser cantado e tocado, por isso mesmo pode ser considerado um dos estilos musicais mais ricos, diversificados e com mais variações no mundo.

Em 2005 esse estilo foi considerado como Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco e em 2013 como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN). O ritmo que só nos remete a coisas boas e momentos de alegria e festividades, onde todas as pessoas se misturam para celebrar algo muito maior do que qualquer diferença que possa existir.

samba-2

Origens deste gênero tão alegre

O Samba é, sem sombra de dúvidas, o estilo de música nacional do nosso país, um gênero pelo qual somos reconhecidos mundialmente. Sua origem vem da África e chegou no Brasil através dos africanos, um estilo que teve muitas fusões e variações com o passar do tempo até a atualidade. No início do século XX o ritmo até então mais presente na Bahia, que era o local no país com a maior descendência africana, começa a se tornar conhecido no Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil. Um ritmo que agradou todas as classes sociais.

Nos anos trinta surgiu o primeiro conceito de uma Escola de Samba, para dar apoio nas festividades do Carnaval. O presidente nessa época era Getúlio Vargas, que deu o seu apoio a divulgação e nacionalização desse estilo musical.

Tipos ou estilos de Samba

Quando pensamos em Samba, automaticamente pensamos em Carnaval, é o grande protagonista dessa festa no nosso país, principalmente no Carnaval carioca. Dentre os grandes artistas responsáveis por difundir esse ritmo podemos citar o grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, o grupo Revelação, Martinho da Vila, Noel Rosa, dentre tantos outros.

Dentro do Samba existem outros estilos e ritmos como: Pagode, nele os tons de voz são mais suaves e voltados para o sensual, como o Terra Samba e É o Tchan; Samba-Enredo, é o tocado nas escolas de Samba, como Neguinho da Beija Flor; Bossa Nova, um tipo de Samba que é tocado com instrumentos de jazz e cantado de forma mais suave; outros ainda como o Samba-Reggae, Samba-Canção, Partido Alto, Samba de Roda, Jongo, incluindo alguns que se fusionam com o Fank, Jazz, Hip Hop, dentre tantos outros gêneros que variam do Samba.

samba-3

Trajes sensuais: as vestimentas para dançar Samba

As dançarinas de Samba são mulheres exuberantes e muito sensuais, assim como o próprio ritmo. As fantasias usadas nos grandes desfiles de Carnaval geralmente são bem pequenas, somente algumas peças, mostrando quase todo corpo e com muitos adornos. Claro que isso varia e não é uma regra, tendo em vista que também há mulheres que vão mais vestidas, isso porque, em se tratando de um desfile de Carnaval, as fantasias são de acordo com o tema de cada escola de Samba, mas alguns acessórios sempre estão presentes como por exemplo: as plumas na cabeça, o salto alto e brincos enormes. Já para os homens as fantasias não seguem tanto um padrão, variando de acordo com a temática de cada Escola de Samba, ou quando não é esse o caso, vestem roupas mais confortáveis e tropicais. É uma festa com muito brilho e muita alegria, afinal a melhor escola será a vencedora.

Festas onde o Samba é o protagonista

O Carnaval é a principal festa onde o Samba é o espetáculo principal, a tradição das Escolas de Samba se mantém de geração em geração e já é um produto da cultura brasileira. A grandiosidade dos desfiles de samba dá voz as comunidades envolvidas em todo o processo de produção e organização das festividades. Uma festa com muita música, imaginação e felicidade. Também tem um lado social e cultural tendo em vista que os enredos das Escolas de Samba sempre fazem referência a problemas sociais ou a fatos e personalidades históricas, é uma festa que, além da diversão, também pode trazer conhecimento e reflexão.

As rodas de samba também é o ponto de encontro dos amantes desse ritmo, que promove a união das pessoas, independente de raça, gênero, cor ou status social. O Samba é um ritmo celebrado de forma democrática e amado por todos. Afinal como já diz a canção de Dorival Caymmi, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé…”